Os fitoterápicos são medicamentos de origem 100% vegetal e podem ser usados para tratar diversas condições de saúde. Muitas pessoas acreditam que os fitoterápicos são seguros e eficazes, pois são naturais. No entanto, é importante saber que alguns fitoterápicos ou plantas medicinais podem causar efeitos colaterais ou interagir com outros medicamentos. Vamos descobrir os segredos dos fitoterápicos para a saúde e bem-estar?

O que são fitoterápicos?

Os fitoterápicos são medicamentos naturais utilizados na medicina alternativa que usa plantas para tratar e prevenir doenças. São produtos de origem vegetal que são obtidos a partir de plantas medicinais e têm sido usados por povos de todo o mundo há milhares de anos, por serem considerados seguros e eficazes. Podem ser usados na forma de chás, cápsulas, comprimidos, sachês, xaropes e suspenções.

Os fitoterápicos apresentam muitos benefícios à saúde devido às suas propriedades medicinais. Algumas dessas propriedades incluem: antioxidantes, anti-inflamatórios e antibacterianos.

Além dos benefícios à saúde já mencionados, os fitoterápicos também podem ajudar a melhorar o humor e aumentar a energia. Também são úteis no tratamento da ansiedade e do estresse.

Os benefícios dos fitoterápicos para a saúde e bem-estar

Existem muitas plantas medicinais que podem ser usadas como fitoterápicos. Algumas das mais populares incluem a erva-mate, ginseng, guaraná, chá verde, hibisco, jaborandi, melissa, passiflora e camomila. Fitoterápicos podem ser usados para tratar uma variedade de distúrbios, incluindo ansiedade, depressão, estresse, insônia, dor de cabeça, enxaqueca, digestão lenta, prisão de ventre, diarreia, náusea ou vômito.

O farmacêutico Saulo Luz destaca que os fitoterápicos são comumente usados para melhorar o sistema imunológico, aumentar a energia, reduzir o colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos, controlar a pressão arterial e diminuir o risco de doenças cardiovasculares, e completa “além disso, também são úteis no tratamento de doenças crônicas como: diabetes tipo 2 e obesidade, como também no controle da dor nas articulações presente no reumatismo, osteoartrite e Chikungunya”. Este último transmitido pelo Aedes aegypti (mosquito da dengue).

Os fitoterápicos geralmente são seguros quando usados da maneira prescrita. No entanto, algumas plantas medicinais podem interagir com outros medicamentos que você estiver tomando. Portanto, é importante buscar orientação com seu médico ou farmacêutico antes de iniciar qualquer tipo de tratamento com fitoterápicos. A recomendação é válida especialmente para mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Fitoterápicos para diferentes problemas de saúde e bem-estar

Os fitoterápicos são produtos naturais que podem ajudar a melhorar a saúde e o bem-estar, como:

Problemas digestivos

Uma ótima opção para quem sofre de problemas digestivos. Alguns exemplos de plantas que podem ajudar são a camomila, o gengibre, a erva-cidreira, a hortelã, a alcachofra e o boldo. Essas plantas possuem propriedades que ajudam a relaxar o sistema digestivo, aliviam os espasmos e reduzem a inflamação.

Insônia ou outros problemas do sono

As ervas naturais podem ser extremamente eficazes para aliviar a insônia e outros problemas do sono. Alguns exemplos de ervas que podem ajudar a melhorar o sono são: valeriana, camomila, hortelã-pimenta, rhodiola rósea e gaifonai. Essas ervas podem ser tomadas na forma de chás ou cápsulas, e muitas vezes têm um efeito calmante no sistema nervoso central, o que pode ajudar a induzir o sono.

Problemas de pele e unhas

Os fitoterápicos são uma ótima opção para tratar problemas de pele e unhas. Alguns ingredientes, como aloe vera (babosa), a camomila e a calêndula, são especialmente eficazes no tratamento da acne, dos cabelos fracos e das unhas quebradiças.

Ansiedade e Estresse

Ansiedade e estresse não têm segredo para os fitoterápicos. A erva-mate, por exemplo, é uma ótima aliada no combate ao estresse. Além de ser rica em vitaminas e minerais, a erva-mate também contém substâncias que atuam no sistema nervoso central, relaxando o corpo e a mente. Outras ervas como o ginseng, a lavanda e a camomila também são excelentes opções para aliviar o estresse e a ansiedade.

Os fitoterápicos têm se tornado cada vez mais populares entre as pessoas que querem cuidar da saúde e do bem-estar de forma mais natural. Por isso, a Farmácia Botica disponibiliza uma grande variedade de chás e suplementos a base de fitoterápicos, para atender às necessidades de cada um. Fale com um dos nossos farmacêuticos e escolha o fitoterápico ideal para você!