Você já sai da cama com disposição para malhar ou prefere deixar os exercícios para o final do dia? Muito já se falou sobre os benefícios da atividade física nos dois horários mas, afinal, qual a melhor hora para cuidar do corpo?

Cada horário tem vantagens para o corpo e você pode escolher o que se adequa melhor ao seu estilo de vida. O que vale, por enquanto, é a preferência e a disponibilidade de cada um.

Quem prefere se exercitar pela manhã tem a vantagem de acelerar o organismo logo no início do dia, despertando mais rapidamente para as atividades cotidianas. A recuperação do organismo tem mais chances de ser melhor, porque as refeições estão planejadas para acontecer após o treino, ao longo do dia. Mas é preciso ter cuidado com a alimentação anterior ao treino. Quem come pouco ou de forma inadequada pode sentir enjoos, fraqueza e até desmaiar.

A grande vantagem de malhar à noite é o tempo. Ao final do dia, as pessoas normalmente tem mais tempo para se exercitarem. Estudos apontam que quem faz atividade física à noite tende a ter menos insônia. Entretanto, em muitas pessoas, esse efeito pode ser contrário e causar a perda de sono, devido à liberação de endorfina. Se você vai a academia a noite, espere de 2 a 3 horas antes de dormir.

Mas atenção, lembre-se também de sempre consultar um profissional de educação física e um nutricionista para adequar seu treino e sua dieta à sua rotina diária.  Além disso, Depois de malhar, não esqueça: fazer um bom alongamento e respirar de forma profunda e lenta servem como um recado para o corpo tirar o pé do acelerador.