Você sabia que os estoques de sangue dos hemocentros no Brasil caem durante o Carnaval? A situação é preocupante porque, justamente nessa época, costuma ocorrer um aumento na demanda por transfusões de sangue – devido à maior quantidade de acidentes de trânsito e outras ocorrências ligadas ao alto consumo de álcool.

Essa queda no estoque dos bancos de sangue acontece porque muitas pessoas viajam e deixam (ou esquecem) de fazer suas doações. Por isso, fazemos um apelo: continuem com a contribuição mesmo nessa época. Caso esteja com uma viagem programada, procure um hemocentro dias antes. E se você é daqueles que prefere passar essa época de folia em casa, tire um dia para fazer a sua parte. O seu sangue pode salvar vidas!

O que é necessário para doar sangue?

Para doar sangue é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita, obrigatoriamente, até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis; Pesar a partir de 50 quilos; Estar saudável e alimentado e apresentar documento oficial com foto.

Caso o voluntário tenha feito alguma refeição, o procedimento deve ser realizado após duas horas. E se for um doador frequente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

O interessado deve apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para examinar os sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.

Onde doar?

Hemopi

Teresina: Rua 1º de Maio, 235/sul –  Fone – 86 3221 8320

Parnaíba: Praça Antonio Monte, s/n – centro – Fone 86 3321 2854

Picos: Praça Antenor Neiva, s/n – bairro Bomba Fone 89 3422 2138

Floriano:Rua João Dantas, 1661 – bairro Manguinha – Fone 89 3522 2020