Você guarda medicamentos em sua casa? E em quais condições eles são armazenados?

De um modo geral, as pessoas não sabem como guardar, de forma eficiente e segura, os remédios dentro de casa. Em primeiro lugar, o ideal é evitar armazenar sobras de medicamentos, formando as chamadas “farmácias caseiras”.  Às vezes é importante ter em casa alguns medicamentos de venda isento de prescrição médica, para alguma emergência, além de ser necessário guardar aqueles de uso contínuo. Porém, devemos ter muito cuidado para conservar os remédios de forma adequada, para que os mesmos não percam suas propriedades, mesmo dentro do prazo de validade, e nem venham ser usados de forma incorreta.

Medicamentos com o prazo de validade vencido e aqueles com quantidade insuficiente para um tratamento completo merecem atenção redobrada. Sobras de antibiótico, por exemplo, não devem ser guardados, porque é mais um remédio que fica à mão na casa sem finalidade.

Com bom senso e algumas dicas básicas, é mais fácil armazenar corretamente os medicamentos em casa.

– A maioria dos remédios são sensíveis à luz, portanto conserve-os sempre na sua embalagem original;

– Locais quentes como a cozinha, e úmidos como o banheiro não são adequados para guardar medicamentos. Eles podem causar alterações em sua composição, diminuindo sua eficácia ou causando efeitos tóxicos, mesmo estando dentro do prazo de validade;

– Medicamentos devem ser armazenados longe de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc;

– Caso tenha mais alguma dúvida sobre a melhor forma de guardar os medicamentos, pergunte ao seu farmacêutico.