Motivo de incômodo para a maioria das pessoas, as estrias são listras na pele causadas pelo estiramento do tecido além dos limites suportados. Elas acontecem com mais frequência em mulheres na puberdade, gravidez ou devido ao aumento rápido de peso ou de massa muscular, mas também acomete homens.

As lesões podem aparecer em diferentes partes do corpo, tanto no caso das mulheres, como dos homens, mas, as regiões mais comuns para o aparecimento são um pouco diferentes. Nos homens são mais comuns na parte inferior das costas, ombros, lateral do peitoral, glúteo e na parte inferior das coxas. Nas mulheres, aparecem principalmente em glúteos, coxas e mamas, no abdômen é mais comum durante a gravidez.

Além do efeito estético indesejado, que pode levar a consequências psicológicas em alguns casos, as estrias não provocam maiores problemas de saúde.

Para evitar as estrias recomenda-se a hidratação intensa da pele com cremes e loções hidratantes apropriados, beber pelo menos dois litros de água por dia, eliminar doces e gorduras da dieta e praticar atividades físicas regularmente.

A Farmácia Botica tem diversos produtos que podem auxiliar a suavizar as estrias, entre eles, o Hydroxyprolisilane que, combinado com o óleo de amêndoas é ideal para a prevenção de estrias, aumento da elasticidade e prevenção do envelhecimento precoce da pele.