Você deve conhecer o ditado que diz que o cabelo é a moldura do rosto. E é quase unanimidade que ele representa o objeto principal da vaidade das mulheres. Por isso, a queda de cabelos pode causar sérias consequências emocionais tanto para homens como para mulheres.

Mas, o que está por trás da queda de cabelo?

A adoção de dietas restritivas para emagrecer pode levar a falta de nutrientes no organismo, ocasionando a queda dos fios. Uma alimentação rica em vitaminas e proteínas é essencial para o fortalecimento dos fios. Por isso, para obter os nutrientes necessários, é preciso seguir uma dieta equilibrada que contenha: Zinco, presente em alimentos como carne vermelha, frango e peixe; Aminoácidos lisina, cisteína e prolina, presentes em carnes; Beta-caroteno, presente em vegetais alaranjados como cenoura e folhas de cor verde-escura; Vitaminas do complexo B, presentes em grãos, nozes, legumes e cereais integrais.

O ferro é um dos componentes mais importantes para a saúde do cabelo. A reserva de ferro no organismo deve estar alta. Algumas pessoas não ingerem ou não absorvem bem o ferro. A detecção da redução do ferro no sangue é feita através de exames laboratoriais, podendo esta ser corrigida pelo uso de comprimidos ou medicações que contenham ferro.

Outra alternativa são os suplementos. Esses complementos são também chamados de nutracêuticos, uma vez que estão na fronteira entre um suplemento alimentar e um cosmético. De forma geral, os nutracêuticos para cabelos tem como objetivo recuperar a fibra capilar e tem uma formulação com diversas vitaminas, antioxidantes, aminoácidos essenciais e proteínas que acabam também por complementar a saúde da pele.

Lembrando que é importante procurar um especialista para indicar a melhor alternativa para seu cabelo. Até porque agora você já sabe que os cuidados com seu cabelo vão muito além de uma visita ao cabeleireiro.