Enfrentar todos os dias o trânsito das grandes cidades acaba com o bom humor de qualquer um. E, além disso, também interfere na saúde.

Dados do IBGE revelam que a frota total de carros na capital do Piauí, chega a quase 500 mil veículos circulando. Com números tão elevados, é inevitável que o teresinense já esteja lidando diariamente com um fantasma que assombra principalmente as grandes cidades: os longos congestionamentos, que causam estresse.

E em situações de estresse o nosso corpo reage de diversas maneiras. A adrenalina aumenta, os sentidos são acionados simultaneamente e a mente pode nos trazer lembranças, medos e outros sentimentos. Mas o melhor sentimento a se ter no trânsito é
a calma.

O tempo ideal para permanecer no veículo é de no máximo 50 minutos, ultrapassado esse limite os principais déficits para o organismo estão relacionados aos músculos e aos ossos. Dirigir diariamente no trânsito lento provoca dores crônicas na coluna e nas articulações, piora varizes e agrava os efeitos do sedentarismo.

Como nem sempre é possível evitar essa situação ou sair do carro para se alongar, a sugestão é que você respire fundo, mantenha a calma e siga algumas dicas básicas que vão ajudar a enfrentar o caos: estique e flexione os pés e os tornozelos, para melhorar a circulação; projete-se para frente, abraçando o volante, alongando a musculatura que sustenta vértebras; empurre a cabeça para a direita e a esquerda, isso ajuda a diminuir as dores no pescoço; e desviar o pensamento do caos escutando uma boa música também pode fazer milagres.